A pergunta provocativa do título do post foi feita pela adolescente Ria Chhabra como parte de um projeto para a feira de ciências de sua escola de ensino médio em Dallas, Texas. De acordo com este artigo do New York Times, a inspiração de Ria surgiu após presenciar uma discussão dos pais sobre o preço dos orgânicos.

O projeto original teve muitos desdobramentos, a menina passou a integrar a equipe do laboratório de uma universidade local, teve artigo publicado em revista científica, concorreu a prêmios, etc.

A pesquisa de Ria, que compara a saúde de moscas submetidas a uma dieta com alimentos orgânicos com a saúde de moscas submetidas a uma dieta composta por alimentos convencionais, mostra que as moscas do grupo da dieta orgânica se deram bem melhor do que as moscas do outro grupo. A investigação mediu fertilidade, resistência a estresse e longevidade! Não se sabe, ainda, se a diferença entre os dois grupos se deu por efeitos de pesticidas e fungicidas aplicados aos alimentos convencionais ou por níveis mais altos de nutrientes nos alimentos orgânicos. Também não se sabe, ainda, se os resultados podem ser aplicáveis à saúde do ser humano, mas a pesquisa de Ria forneceu evidências suficientes para que seus pais parassem de discutir sobre os preços dos orgânicos! ☺

Anúncios